sábado, 9 de fevereiro de 2019

A primeira guerra

    Li em um site que “a guerra acompanha a humanidade desde o berço.”
    

    Não.
Jebel Sahaba


    Matar sim. Guerra não.
    Claro, caçar, matar para comer, o gênero Homo não é herbívoro. Quando e em que circunstâncias aparecem fósseis indicando morte violenta de um ser humano por outro ser humano? 


    Se a pergunta é: quando aparece o primeiro homicídio? 


    Na caverna de Shanidar, no Iraque, um dos esqueletos de Neandertal indica morte por ferimento que atingiu costela e pulmão. A morte não foi imediata, porque a costela está regenerada. O esqueleto é de 35 a 45 000 anos atrás (Paleolítico Médio).
    Em Sungir, na Rússia, um homem foi morto de forma violenta, por arma, e enterrado de forma especialmente elaborada. Este túmulo é do Gravettiano, cerca de 30 000 anos atrás. São os primeiros Homo sapiens da região. 


    Se a pergunta é: quando aparece o primeiro sinal de guerra, ou seja, um grande número de mortes violentas? 


    Na Núbia, Sudão, um cemitério em Jebel Sahaba tinha 61 esqueletos, dos quais 45% morreram de forma violenta. Este cemitério da cultura Qadan indica rituais ao enterrar os mortos. Esta era uma cultura de caçadores do Mesolítico, que colhiam grãos e os regavam, mas ainda não plantavam. Os esqueletos permitem aproximá-los às populações subsaarianas atuais.
    As mortes aconteceram em período de anos, numa fase em que o recuo das geleiras diminuiu e o frio causou seca na região, há cerca de 13 000 anos. Etnias diferentes habitavam a área, e possivelmente quando o clima era melhor as populações cresceram. Uma hipótese é que, ao vir a seca, os recursos escassearam e vieram as agressões. 


    Concluindo: como o Homo sapiens arcaico surgiu na África durante o Paleolítico Médio, há cerca de 200 000 anos, e ao iniciar o Paleolítico Superior – há 50 000 anos - já tinha evoluído para o homem moderno, fica claro que o primeiro sinal de guerra é bem mais recente do que a espécie. 


    Uma terceira pergunta é: quando surgiram os mitos de guerra? 


    Muitos povos têm rituais de purificação para o guerreiro que mata outro homem. Mesmo o caçador que mata um animal tem vários interditos, por exemplo, entre os yanomamis um caçador nunca come o animal que caçou. Se o fizer, a partir daí os animais fugirão dele.
    Conhecemos muitos mitos de deuses da guerra, contados oralmente antes de surgir a escrita. Entre os egípcios havia Sekhmet, deusa da doença e da guerra, e Seth, deus do deserto, da seca e da guerra. Para os sumérios Inana – o planeta Vênus – era a deusa do amor, do sexo e da guerra. O deus romano Marte era deus da guerra e guardião da agricultura. Indicam que a guerra sempre vem junto com alguma outra coisa. 




Fontes:

Shanidar 3 - Neanderthal Skeleton

Why This Paleolithic Burial Site Is So Strange (and So Important)
https://www.sapiens.org/archaeology/paleolithic-burial-sunghir/

Saharan remains may be evidence of first race war, 13,000 years ago
https://www.independent.co.uk/news/science/archaeology/saharan-remains-may-be-evidence-of-first-race-war-13000-years-ago-9603632.html 


La violencia letal en la evolución humana  

http://www.iieh.com/noticias-y-opiniones/noticias-737136/noticias/la-violencia-letal-en-la-evolucion-humana

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário